Todos os projetos têm na sua génese um problema ou necessidade, e de certeza que ao longo teu percurso já tiveste uma ideia criativa e inovadora para um problema ainda não solucionado.
Mas o que é que tens a ganhar ao criar o teu próprio projeto?
#1 – Mais autonomia e liberdade
Quando crias o teu próprio projeto tens muito mais autonomia e liberdade sobre o que vais fazer, como e com quem o vais fazer. Como vais ser tu a definir os objetivos e as metas, consegues traçar o melhor rumo para ti e para a tua equipa, totalmente adaptado à vossa maneira de trabalhar e ao vosso horário.
Mas face a trabalhar num outro projeto, associação de estudantes ou júnior empresa já existente, vais ter muito menos apoio e suporte nas decisões. Podes em alguns momentos sentir que não tens o conhecimento suficiente para avançar, mas essa é a melhor chance para contactares outras pessoas, para pedires conselhos e dicas, aumentando assim a tua rede de contactos e o teu conhecimento em várias áreas.
#2 – Ganhas mais experiência
Por terem de definir tudo no projeto, tu e a tua equipa vão encontrar muito mais desafios. Nem sempre terão a solução para eles, pelo que se vão ter de adaptar às situações difíceis. Esta adaptação vai permitir que aprendam imenso e que ganhem muita experiência a resolver todo o tipo de problemas.
Para além disso, correm um risco muito maior de falhar. Mas não penses que o falhanço é negativo, é com os falhanços que aprendes mais e te desenvolves. O mercado de trabalho vai valorizar a tua versatilidade, por isso não tenhas medo de testar ideias, pois esta é a melhor altura para errares e receberes feedback construtivo.
Workshop dos Seekers no IPVC, 10/12/19
#3 – Fator de diferenciação
Hoje, o estudante universitário tem muitas mais oportunidades ao seu dispôr, seja do lado das empresas como do lado da universidade. Desde programas de embaixadores, programas de trainees, estágios de verão, associações de estudantes, júnior empresas até muitos outros projetos universitários, não te faltam escolhas.
Por isso, e visto que a competição é uma realidade cada vez mais presente no percurso até ao mercado de trabalho, começar o teu próprio projeto é, sem dúvida, um fator de diferenciação. Diferenciador no teu percurso e na tua vida, porque independentemente do crescente número de oportunidades, poucos estudantes criam o seu próprio projeto.
Mas, melhor que isso, é trabalhar em algo que te apaixona e em que acreditas, daí que este seja um passo importante para a tua vida profissional, mas também pessoal. Desafia-te, cresce, diferencia-te, a altura para fazer acontecer é agora. E nós, o que é que fizemos?
Bem, nós criamos o nosso movimento chamado Seekers, unindo todos aqueles que procuram ser melhores. Já ajudamos mais de 1200 estudantes de todo o país a estarem mais preparados para o seu futuro académico e profissional através dos nossos workshops, produção de conteúdo irreverente e rede de parceiros que abrem novas portas e oportunidades. E tu? Já és um Seeker?
ESCRITO POR:
- André Ribeiro – The Closer
- Diogo Castro – The Visionary