Responda rápido: o que é que a internacionalização de uma OTA (online travel agency) brasileira tem a ver com a conquista da Macedónia por Alexandre, o Grande? O Hurb, antigo Hotel Urbano, abriu as portas para a internacionalização em janeiro de 2020 e, como mostra o infográfico produzido pela empresa, o processo que vai desde a transformação numa marca global até à abertura do primeiro escritório em Portugal tem diversas semelhanças com a vitória da conquista do rei.
Um dos objetivos da empresa logo nos primeiros meses de fundação era tornar-se, um dia, uma marca global. CEO, gestores e líderes debateram bastante sobre o assunto, de forma a concretizar os primeiros passos rumo ao novo mundo. Inspirados na trajetória de Filipe II, com um exército macedónio muito bem treinado (cujo êxito se deu muito graças aos seus esforços pessoais), o Hurb optou por apostar nas pessoas para tirar o projeto do papel. Mais do que produtos e serviços de qualidade, desenvolvedores que sabem o que fazem. Acreditando que o crescimento de uma empresa está no desenvolvimento dos seus colaboradores, e que o negócio não se pode expandir a um ritmo mais acelerado do que a evolução da equipa, assim o Hurb deu os primeiros passos para a internacionalização.
Loja Internacional
Líder nacional no mercado online de viagens e a única OTA (Online Travel Agency) 100% brasileira, o Hurb está em operação no Brasil há quase 10 anos (a sua fundação foi em janeiro de 2011). A empresa nasceu para mudar a forma como as pessoas viajam, fazendo com que fosse algo cada vez mais acessível e fácil.
O início do projeto, chamado de Macedónia em alusão a Alexandre, o Grande, e à tomada da Macedónia, foi em meados de 2018, quando a empresa começou a operar reservas de hotéis internacionais. No início, o Hurb contava no seu portfólio com cerca de 70 hotéis internacionais contratados via broker’s (plataforma que conecta os sistemas das agências de viagens ao sistema on-line de tarifas e disponibilidade de quartos de hotéis).
O segundo passo foi a criação, no final de 2018, de uma plataforma nas versões em inglês e espanhol. O site adapta-se ao país e à moeda de origem do consumidor, identificando automaticamente o local de onde ele acede à plataforma. Em paralelo, os fundadores abriram a primeira sede fora do Brasil, no Porto, em Portugal. A empresa pretende, em breve, abrir outras sedes pelo mundo.
Para João Ricardo Mendes, CEO e co-fundador do Hurb, a internacionalização já era um caminho natural a seguir:
“O Brasil é um mercado gigantesco, mas um dos nossos maiores sonhos, já nos primeiros meses do Hurb, era um dia nos tornarmos uma marca global. No Brasil, 30% a 35% da procura por hotel nos motores de pesquisa são de estabelecimentos localizados fora do Brasil. É um mercado no qual ainda não atuamos, é uma receita nova para a empresa.”
E sobre os novos rumos pós-internacionalização? O CEO do Hurb define:
“Nessa versão internacional focar-nos-emos exclusivamente em hotéis com meios de pagamento diferenciados. Com isso, algumas melhorias de tecnologia estão a ser efetuadas, como a migração de 100% para o Kubernetes e o uso de machine learning para melhorar a qualidade das informações de hotéis e destinos”, responde João Ricardo, que prevê ainda:
“Em dois anos, queremos ser o número 1 nos lugares em que nos pretendemos estabelecer”, finaliza.
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