Movimento Júnior: Learn by doing

O que é uma Júnior Empresa?

Uma júnior empresa torna acessíveis soluções empresariais inovadoras, criativas e personalizadas, que respondem às necessidades de cada cliente, tendo em conta as especificidades do mercado.

No presente, as contrariedades no dia a dia das organizações são crescentes, e não só pela pandemia que se alastrou em 2020 por todo mundo, como também pelos vários desafios que já existiam anteriormente, ligados, nomeadamente, ao ambiente e à sustentabilidade.

A envolvência e o trabalho dos jovens, são essenciais para nos ajustarmos às transformações a que o mundo está subjugado e as júnior empresas, pelas soluções de ponta que apresentam, ligadas ao que é desenvolvido nas faculdades, encontram-se preparadas para ultrapassar todos os obstáculos levantados e certamente que continuarão a ter um papel importantíssimo neste processo.

Júnior Empresas em Portugal

A nossa presença é cada vez mais reconhecida, não só nas faculdades como também junto das organizações governamentais, fruto do trabalho desenvolvido pela federação de júnior empresas no nosso país, a JE Portugal. Esta não só nos representa a nível institucional, como também dinamiza eventos para promover a sinergia entre júnior empresas, acompanhando e oferecendo apoio interno a todas as 18 e às organizações que ambicionam tornar-se júnior empresas certificadas.

Existem, no momento, 18 júnior empresas em Portugal, realizando projetos em diversas áreas, como consultadoria de gestão, consultadoria desportiva, organização de eventos ou engenharia.

A experiência de ser um Júnior Empresário

Enquanto júnior empresários, sentimos que temos uma experiência universitária muito diferente da normal, uma vez que, todos os dias fazemos a ponte entre o que é ensinado na universidade e o mundo profissional, com todos os projetos e dinâmicas que existem dentro da júnior empresa em que estamos inseridos.

Frequentemente realizamos atividades de team building, que estreitam laços e reforçam os valores de cada uma das nossas júnior empresas.  Além disso, dispomos de oportunidades únicas, como desenvolver projetos internacionais e conhecer pessoas de toda a Europa.

Com estas experiências, podemos adquirir uma melhor preparação para os desafios do mercado de trabalho e, principalmente, ter uma visão integrada e global dos temas da atualidade, como a sustentabilidade ou a economia social.

O nosso impacto

Desde o início que o nosso impacto vai muito além do setor empresarial. Procuramos estar junto das organizações que nos rodeiam nos momentos mais difíceis, como é exemplo o caso dos projetos que na JEEFEUC desenhámos especialmente para responder aos problemas levantados pela Covid-19.

Da mesma forma, procuramos manter a proximidade com a comunidade em que nos inserimos, com serviços pro-bono ou apoio a startups e associações empresariais. Temos apostado nas atividades junto dos grupos mais afetados da sociedade, através das atividades de team building.


Tomás Pinho – Vice-presidente na JEEFEUC

Partilha este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp