Esta pandemia e estes tempos de contenção social que vivemos serviram para confirmar uma ideia, que embora já fosse conhecida, ganhou uma nova dimensão: a de que o online e o digital são alternativas cada vez mais viáveis e presentes na nossa realidade.
Inserido neste contexto surge o Web Development, que, de uma forma simplista, consiste no desenvolvimento de websites. No entanto, o conceito vai muito além disso se reconhecermos o potencial do impacto que é possível alcançar através da presença online hoje em dia. Não é à toa que, à medida em que assistimos a um aumento dos números do desemprego, derivado dos constrangimentos económicos emergentes, deparamo-nos, também, com uma intensificação da procura de web developers. E se é verdade que “a necessidade faz o engenho”, também é verdade que “a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Por outras palavras, se estes tempos inesperados nos fizeram adaptar bruscamente ao “novo normal”, também nos fizeram aperceber da importância que é necessária dar à aposta de uma formação coesa sobre o manuseamento destas ferramentas, de uma forma transversal.
As vantagens de ser Web Developer
Para isto precisamos de mudar o paradigma e assegurar o domínio do Web Development como ferramenta imprescindível para o maior número de pessoas possível, até porque as vantagens são cada vez mais evidentes. Para além de um enriquecimento curricular óbvio, que torna qualquer candidato a um emprego num front-runner imediato, o facto de o Web Development poder ser tido como uma fonte de rendimento não principal mas complementar – os ditos “biscates” -, e de, portanto, poder ser executado em casa com uma flexibilidade de horários muito maior, também constitui um fator bastante apelativo. A propósito disto, o Financial Post lançou um artigo muito interessante, e que se encontra bastante bem desenvolvido.
Transformando estudantes em profissionais de excelência
A STAR JE é uma Júnior Empresa tecnológica da Universidade da Beira Interior. Aliados ao ensino de qualidade, e referenciado internacionalmente na área de Informática, oferecido pela nossa universidade-mãe, dispomo-nos a prestar serviços de Web e App Development, ao mesmo tempo em que colocamos todo o nosso conhecimento adquirido em sala de aula em prática.
Porque trabalhamos com Web Development
Para além de procurarmos cumprir com o propósito fundamental do Movimento Júnior – o de fazer a ponte entre a comunidade estudantil e o mundo do trabalho -, assentamos a nossa atividade na criação de valor para os nossos membros, o que passa pelo seu enriquecimento curricular, mas acima de tudo proporcionar experiências que os complementam enquanto profissionais e seres humanos. Deste modo, ser membro da STAR JE é não só prestar serviços, é também enriquecer a sua formação em áreas não cobertas pela sua área de estudo. Demonstrar a importância do Web Development e formar profissionais que, independentemente do seu background académico, dominem esta ferramenta, é, também, um dos nossos propósitos, por acreditarmos, verdadeiramente, no seu potencial.
ESCRITO POR:
- Gonçalo Sousa – COO – STAR JE