TEDxULisboa: Um mundo de perspetivas

O poder da partilha nos dias de hoje

Na nossa sociedade, todos os assuntos são floreados com diferentes pontos de vista. É essa natureza de diversidade que dá asas à liberdade e à expressão das pessoas e que contribui para que todos nós tenhamos algo a aprender e a ensinar. A partilha de conhecimento é cada vez mais importante, bem como a nossa capacidade de abrirmos a mente a novas perspetivas e novos ensinamentos.

Com essa ideia em mente, este ano, com o tema “Perspectives” sempre presente, o TEDxULisboa quer mostrar como as sociedades são feitas por várias perspetivas sobre variados temas, e alertar para a importância da tolerância e aceitação de diferentes pontos de vista, promovendo uma sociedade de entreajuda e compreensão.

Numa época em que o mundo está em constante mudança e conflito, é importante que também as pessoas o vejam de diversas formas, expandindo os seus horizontes – podendo chegar a um ponto de entendimento.

É a partilha de conhecimentos e de ideias que nos pode ajudar a vivermos num mundo melhor. Em todas as áreas – desde a política à ciência, passando pela cultura, ambiente, design e muito mais – há um leque variado de mentes inspiradoras e apaixonadas por partilhar ideias.

É tudo uma questão de perspetiva!

Para conseguirmos ser pessoas melhores, tanto a nível pessoal como profissional, e para nos tornarmos sociedades mais tolerantes e compreensivas, temos de estar abertos ao conhecimento e a aprender coisas novas e diferentes, não caindo no erro de nos fecharmos a ideologias e aprendizagens, sem tentarmos ou queremos expandir aquilo que conhecemos e sabemos.

É através da compreensão, escuta e aprendizagem perante as diferentes vivências e opiniões do outro que se torna possível a nossa sobrevivência, enriquecimento e evolução, tanto a nível individual como social.

Como posso mudar o mundo?

Ao partilharmos as nossas ideias e perspetivas sobre aquilo que nos rodeia, podemos não mudar o mundo, mas podemos enriquecer a vida de apenas uma pessoa para ser suficiente. Saber ou ensinar mais nunca é demais.

São as nossas histórias e as nossas vivências que fazem de nós quem somos, e é ao aprendermos e ouvirmos as histórias de outras pessoas que também enriquecemos o nosso próprio saber. Uma pessoa pode não mudar o mundo, mas pode mudar o mundo de outra pessoa.

“Perspectives” é então o tema que dá vida à segunda edição do TEDxULisboa que se realizará de 17 a 20 de junho de 2020 (um evento 100% digital). Este evento que dará palco a ideias e opiniões que estão a mudar o mundo é movido, inspirado e constituído, acima de tudo, por pessoas diferentes, com histórias de vida, ideias e perspetivas diferentes.


Inês Bernardino – Marketing Manager na TEDxULisboa

Partilha este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp